O universo do artesanato é vasto e diverso, contando com uma infinidade de materiais e profissionais, o que faz com que as oportunidades de criação aumentem e se diversifiquem a cada dia. Uma das principais características do artesão é a mente extremamente criativa, que enxerga coisas e tem ideias que, geralmente, quem não é artesão não tem. Eles visualizam, imaginam e entregam exatamente, e muitas vezes até mais, do que foi pedido para o projeto. Dentre tantos tecidos para artesanato, hoje vamos falar de um dos mais conhecidos no ramo: o tecido de juta. Você já conhece a juta? Caso ainda não conheça, fique conosco e leia até o final este post feito especialmente para você por nós, do blog da Casas Leo.
Tecido Juta: o que é?
O tecido juta é uma fibra natural que é plantada e cresce à beira dos rios. Depois, é extraída e tratada, passando por um longo processo até chegar às mãos dos seus utilizadores. É um processo interessante que vale a pena ser explicado. Confira abaixo:
- A juta é primeiro plantada, cresce e, posteriormente, é cortada.
- Em seguida, ocorre o processo de maceração, que é o amolecimento na água; depois, a fibra é retirada.
- Após a maceração, a fibra é seca para ser transportada para as fábricas ou cooperativas de tratamento.
- O próximo passo é a prensagem do material para que ele ganhe consistência.
- Após a prensagem, a fibra bruta recebe um banho de óleo vegetal para ficar consistente.
- Depois de tudo isso, a fibra ainda não está pronta para a tecelagem; é preciso uma nova prensagem e, em seguida, ser passada várias vezes na peneira para que os fios fiquem mais finos e facilitem o processo de tecelagem.
- Feito isso, a juta passa mais uma vez pela esteira e recebe goma de amido de milho para ganhar mais corpo e, assim, poder passar pelo processo de tecelagem.
- Após todo esse processo, a juta está finalmente pronta para ser cortada de acordo com a necessidade da produção.
Tecido Juta: para que serve?
A juta é mais do que uma matéria-prima artesanal. Ela é uma fonte de inspiração para suas ideias e a realização de seus projetos! Com seu alto nível de personalização, a juta oferece a oportunidade de transformar sua imaginação em realidade.
Confira algumas das principais formas de usar a juta:
- Produção de artesanato;
- Confecção de bolsas sustentáveis;
- Decoração de casas e decoração em geral;
- Sacas de feijão.
A juta é a chave para abrir as portas da sua criatividade. No WhatsApp, você consegue comprar e receber em casa, temos desde cores lisas, básicas e também estampadas para festas comemorativas como São João e Natal. Clique aqui e confira as opções.
Deixe um comentário